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Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: Acabe com todas as suas dúvidas

  • Foto do escritor: Marcelo Freitas
    Marcelo Freitas
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura

Todo empreendedor já se perguntou qual melhor opção e qual traz resultados para o seu negócio. Viemos te SALvar. Tire suas dúvidas de uma vez por todas.


Tráfego pago ou orgânico?
Qual faz mais sentido para minha empresa, tráfego orgânico ou pago? Descubra agora.

Se você já se perguntou qual o melhor para o seu negócio, saiba que você não está sozinho! Confira abaixo um FAQ com as principais dúvidas e diferenças. E se ficar alguma dúvida, chama o saleiro nos comentários!

O que é tráfego orgânico e como ele funciona?

Todo público que chega até sua empresa através de seu site, Google meu negócio, redes sociais e até indicações, é orgânico.

Mas se você investiu em anúncios e o público veio através disso, o tráfego é pago. Simples assim.

Tráfego Orgânico é Gratuito?

Nenhum esforço através de Marketing digital é gratuito. Se não custar tempo, vai custar dinheiro. O tráfego ôrganico não custa investimento de imediato. Mas custa paciência e técnica.


Além disso, só funciona se houver constância e consistência, além de técnicas: otimização de SEO e conteúdo relevante, são algumas delas. Se você não souber otimizar o SEO, vai ter que pagar por alguém que saiba.

E o Tráfego Pago? Como Funciona?

O Tráfego Pago é um acelerador de vendas. Você investe em Google Ads, Meta Ads e LinkedIn e os visitantes chegam imediatamente. Porém, uma vez que acabou o investimento, acabou os visitantes. E estamos usando a palavra visitantes ao invés de cliente por uma razão: Você vai aparecer mais. Mas vender, não depende simplesmente só de anúncio.

Quanto Custa o Tráfego Pago?

Sentimos dizer, mas, depende. Quanto mais alto o ticket do seu produto, maior deve ser o investimento.

Em uma campanha de Google Ads, por exemplo, o orçamento vai depender do valor da palavra-chave anunciada. Se anunciarmos muito abaixo do valor do mercado, provavelmente o resultado será de baixa conversão.

Qual é mais eficaz: Tráfego Pago ou Orgânico?

Para branding e autoridade:

Um blog bem rankeado no Google, redes sociais atualizadas e completas, controem credibilidade. Se você quer ser visto como referência, aposte no tráfego ôrganico.


Para Resultados Imediatos:

Precisa de vendas rápidas? Tráfego pago é o caminho. Mas, lembre-se: Se seu público não for bem segmentado e não houver criativos chamativos, talvez não haja a conversão idealizada. E para segmentar bem e acertar o criativo, é necessário testar.

Posso usar Tráfego Orgânico e Pago juntos?

A estratégia perfeita combina tráfego orgânico e pago. Você pode por exemplo, aproveitar os posts que mais engajaram na sua rede social e patrociná-los. Assim, trazendo maior visibilidade para sua marca.


Como Medir os Resultados do Meu Tráfego?

Vamos trazer métricas, mas lembrese: Uma métrica sozinha não significa nada.

Antes de tudo, pense no objetivo daquela campanha, post ou o que quer que seja. O cliente está realizando a ação que você espera ao interagir com aquele conteúdo/anúncio?


Métricas para Tráfego Orgânico:

  • Posicionamento no Google (SERP)

  • Taxa de cliques orgânicos

  • Tempo de permanência na página


Métricas para Tráfego Pago

  • CTR (Taxa de cliques)

  • ROAS (Retorno do investimento através de anúncios

  • Conversões diretas

Você acompanha os números? E lembre-se: as métricas devem ser analizadas através do objetivo daquela campanha e não olhadas isoladamente.

Não Tenho Verba para Anúnciar. E agora?

Foque no orgânico! Pense em conteúdos que resolvam as dores do seu público. Mas não esqueça ad parte técnica: otimize títulos, SEO e use palavras chaves estratégicas.

Qual tipo de Tráfego Escolher?

A resposta é a que já falamos: Depende do seu objetivo.

  • Quer escalar vendas rapidamente? Tráfego pago.

  • Quer construir autoridade e fortalecer marca? Vá de tráfego Orgânico.

Mas se você quiser "zerar o jogo do tráfego", aposte nos dois.

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