Por que minha empresa precisa de um site que converte?
- Marcelo Freitas
- 3 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Transformar visitantes em clientes é um objetivo importante para qualquer site. E, se você não vende online, um site bem projetado, aumenta a sua presença de marca e fortalece o seu posicionamento.
Mas como alcançar esse objetivo? Desde o design até o conteúdo, cada elemento do seu site deve ser planejado para guiar o visitante até a conversão ou melhorar a experiência do usuário.

Planejar um site que converte
O processo para criar um site que converte começa muito antes da escrita do código. Planejar, definir seu público-alvo e quais são suas necessidades, e como o seu site pode atendê-las. Entenda a jornada do usuário e como ele percebe sua marca é muito importante para o sucesso do seu site.
Aqui é onde você realmente deve se envolver, mesmo que opte por contratar um profissional para elaborar seu site.
Afinal, como o profissional vai direcionar o site para o seu público alvo, se ele não saber quem é?
Técnicas para um site que converte
Entender como criar um site que converte envolve várias técnicas. Por exemplo, o design do site deve ser intuitivo e agradável, facilitando a navegação e mantendo o visitante engajado. Além disso, as chamadas para ação (CTAs) precisam ser estrategicamente pensadas para orientar o usuário, seja qual for o objetivo do site.
Outro aspecto importante é o conteúdo: ele deve ser relevante, persuasivo (se o objetivo final é venda) e otimizado para SEO, garantindo que seu site seja encontrado pelos motores de busca.
Se você não tem ideia do que estamos falando, como conteúdo, SEO, mapa de calor para o site e demais pertinências, talvez seja o momento de procurar profissionais que o façam.
O botão acima é um exemplo de CTA. Ele informa ao usuário o que eu desejo que ele faça.
A importância da Experiência do Usuário (UX) para um site que converte
Para possuir um site que converte, a experiência do usuário (UX) deve ser valorizada. Um site que carrega rapidamente, é fácil de navegar e fornece informações necessárias para os visitantes, torna a experiência de compra mais fluída e impacta na percepção de sua marca para os visitantes.
Otimizar para melhorar conversões
Para criar um site que converte é um processo contínuo. Não basta criar o site e deixá-lo funcionar por conta própria. Devemos realizar testes A/B regulares, avaliar o comportamento do usuário e ajustar, conforme necessário para melhorar a taxa de conversão. Pequenas mudanças, como alterar a cor de um botão ou a posição de um CTA, podem ter um impacto enorme na eficácia do seu site.
Entender como criar um site que converte é vital para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas e ter uma marca bem posicionada. Com planejamento estratégico, design responsivo e otimizações contínuas, você pode transformar seu site.
Comments